Completando o ciclo de discussões e palestras que circundaram o país durante o ano de 2011, acontece, entre os dias 9 e 12 de dezembro, a 2ª Conferência Nacional de Juventude, a ser realizada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF). Dentre os 27 estados e mais de mil municípios mobilizados no engajamento de Políticas Públicas de Juventude -PPJ´s destacam-se a presença do estado do Piauí e da Prefeitura de Teresina, que por meio da Secretaria Municipal da Juventude (Semjuv), tem apresentado resultados relevantes na área.
A Conferência nacional pretende reunir dois mil delegados, eleitos durante as 1.500 etapas preparatórias, quando foram realizadas as conferências estaduais, municipais e territoriais, além das conferências livres e da consulta aos povos e comunidades tradicionais. O encontro vai permitir uma análise dos avanços conquistados desde a primeira Conferência, realizada em 2008, e os novos desafios da Política Nacional de Juventude, incluindo a definição dos direitos da juventude, a as ações e programas necessários para assegurá-los, bem como a criação de mecanismos que garantam a participação dos jovens nos processos decisórios da agenda nacional.
Entram na pauta a aprovação do Estatuto e do Plano Nacional de Juventude, da inclusão produtiva do segmento, por meio da capacitação e apoio a microprojetos produtivos; a inclusão digital da juventude rural e o combate à violência contra a juventude negra, entre diversos outros pontos.
Em Teresina, a Conferência Municipal de PPJ´s aconteceu em agosto de 2011 e propiciou a aproximação entre representantes públicos e entidades juvenis que compartilharam informações acerca dos projetos desenvolvidos e a serem implementados em nossa capital. Ao final, foram eleitos 200 delegados que, juntamente com a secretária municipal da Juventude, Erinalda Feitosa, representarão em Brasília (DF), os anseios da juventude teresinense durante a 2ª Conferência Nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário